CURSO DE FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA EAD

01-04-2013 23:41

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL DO ESTADO DE ALAGOAS

CNPJ: 06.984.753/0001-65

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CURSO DE FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA EAD

 

PÚBLICO ALVO:

*Professores de espanhol, alunos de Letras e interessados.

 

LÍNGUA OFICIAL DO CURSO:

 

*Portuguesa e Espanhola

 

JUSTIFICATIVA:

 

Objetiva-se alertar e chamar a atenção do professor e estudante brasileiro, em especial, de que o fato de serem línguas (portuguesa-espanhola) parecidas nem sempre a comunicação (escrita, oral, leitora e auditiva) pode ser entendida corretamente no processo cíclico de emissão-recepção, no qual os sujeitos (brasileiro-hispânico) participam. Muitas vezes, acontece uma falsa comunicação, onde os sujeitos em questão pensam que estão se entendendo, quando na verdade a intencionalidade das expressões têm outros significados da intenção original. O tema será abordado com exemplos que não descuidarão a aplicação da fonética, fonologia e a semântica do campo linguístico, onde diversos autores serão citados como referências de essas áreas.

OBJETIVOS:

 

*Fornecer ao participante do curso noções teóricas essenciais a respeito de fonética e fonologia, enfatizando-se o sistema fonológico do espanhol;

*Fornecer oportunidades de transcrições fonéticas da LE;

*Contribuir, através do ensino dos sistemas fonológicos do português e do espanhol, para o aperfeiçoamento da pronúncia dos alunos do Curso de Letras;

*Possibilitar o entendimento dos sistemas fonológicos do português e do espanhol, propiciando uma compreensão do processo de aquisição fonológica do espanhol como LE;

*Fornecer insumos para que o aluno de língua espanhola possa analisar e caracterizar sua própria pronúncia do espanhol.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

 

UNIDADE

ASSUNTOS

CH

UNIDADE I

*A comunicação e os seus elementos;

*Fonética e fonologia: língua e fala, fonema, alofone; traços distintivos; diferença entre letras e sons;

*A produção da fala: mecanismos de produção dos sons;

*Sistema vocálico do espanhol: descrição; a aquisição das vogais do espanhol por falantes de português. Sistema consonantal do espanhol: descrição; a aquisição das consoantes do espanhol por falantes de português.

 

 

 

30h

 

UNIDADE II

*Oposições, neutralizações, arquifonema, contrastes, desfonolização

 

5h

UNIDADE III

*Descrição e funcionamento do aparelho fonador;

*Classificação articulatória dos sons: ponto de articulação, modo de articulação e sonoridade.

 

35h

UNIDADE IV

*A sílaba: caracterização; estrutura da sílaba em espanhol; aquisição da sílaba do espanhol por falantes de português;

*O acento: conceito e funcionamento; processos fonológicos; contraste entre o padrão acentual do português e do espanhol: as palavras heterotônicas.

 

 

20h

UNIDADE V

*Os inventários fonético-fonológicos do espanhol e sua distribuição diatópica;

*O Espanhol da Espanha: características básicas; o Espanhol da América: características básicas.

 

20h

UNIDADE VI

*As variações linguísticas da língua espanhola;

*As zonas falantes do espanhol na América.

 

10h

UNIDADE VII

*Como elaborar um artigo científico e suas características

*Elaboração do artigo científico

 

30h

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO CURSO

 

ALARCOS LLORACH, Emilio. Fonología española. 4ª. ed. Madrid: Gredos, 1986

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Lexinor, 2007.

FERNANDEZ DÍAZ, R. Prácticas de Fonética Española para Hablantes de Português. Madrid: Arco Libros, 1999.

GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2ª. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2004.

HERMOSO GONZÁLEZ, A; DUEÑAS ROMERO, C. Fonética, entonación y ortografía. Madrid: Edelsa, 2002.

IRIBARREN, Mary C. Fonética y fonología españolas. Madrid: Síntesis, 2005.

MASIP, Vicente. Gente que pronuncia bien. Curso de pronunciación española para brasileños. Barcelona: Difusión, 1999.

_____________. Fonética espanhola para brasileiros. Recife: Sociedade Cultural Brasil Espanha,1998.

MONROY CASAS, Rafael. Aspectos fonéticos de las vocales españolas. Madrid: SGEL, 1980.

SACONNI, Luiz Antônio. Nossa gramática: teoria e prática. 25ª. ed. São Paulo: Atual, 1999.

SERRA, Maria Lúcia de A. et al. Fonética Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera: Un curso para lusófonos. São Paulo: Galpão, 2007.

TORREGO, Leonardo Gómez. Gramática didáctica del español. São Paulo: SM, 2005.

 

 

METODOLOGIA:

 

O curso será desenvolvido utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada pela Internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nosso curso estimula a interatividade e a interação entre os participantes, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.

*Vantagens do nosso curso:

  • Flexibilidade de tempo e espaço: você estuda de onde estiver, a hora que quiser;
  • Flexibilidade de ritmo: você evolui de acordo com o seu ritmo, de acordo com sua velocidade de aprendizagem;
  • Acompanhamento individual: o professor lhe orientará de acordo com suas necessidades (disponível para a maior parte do curso e plano);
  • Economia: nosso curso a distância reduzem os custos em relação aos dos sistemas de ensino presencial e tradicionais;
  • Desenvolvimento pessoal: nosso curso estimula a autoaprendizagem, desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses, valores e hábitos educativos;
  • Certificado: impresso, como reconhecimento aos aprovados.

 

*Avaliação e Certificação

 

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, com média igual ou superior 7,0, que será postado nos Correios entre 15 (quinze) a 20 (vinte) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro. Você receberá o certificado através dos Correios, garantindo que o mesmo não estará avariado ou amassado.

 

 

DURAÇÃO

 

O curso terá uma carga horária total de 150 horas. Dividido em duas partes: a primeira com 120h, entre teoria e prática; e a segunda de 30h, para elaboração de um artigo científico.

O curso iniciará dia 15 de maio e terminará 31 de outubro de 2013.

 

COORDENAÇÃO GERAL:

 

Prof. Josinaldo Oliveira dos Santos

Profa. Adna Maria de Souza

Profa. Maria Doris Araújo de Lima

 

INSCRIÇÕES:

 

Período: 02 a 30/04/13

Deverão ser enviadas junto da ficha de inscrição e o comprovante de depósito identificado para o email: apeeal@hotmail.com

 

INVESTIMENTO:

 

*Associados da APEEAL (quites 2013)

R$ 50,00

 

*Associados de outras APEs (quites 2013)

R$ 70,00 (anexando o comprovante de quitação)

 

*Público em geral

R$ 100,00

(*valor único)

Fazer o depósito identificado no Banco do Brasil

 

Agência: 3506-8

Conta poupança: 30.211-2